O que é a Cromoterapia?
Baseia-se no fato de que nosso corpo responde aos estímulos luminosos coloridos que recebe. Tanto as cores primárias, quanto as secundárias tem efeitos orgânicos positivos, e aí que a importância da cromoterapia surge. Desde a antiguidade, os efeitos e benefícios são conhecidos. Utilizados por meio da visualização de luzes coloridas e também da emissão das mesmas em sua pele. Sabe-se que todo mal estar, desconforto e doenças têm como causa básica os desequilíbrios energéticos do corpo. Tais desequilíbrios se desencadeiam por agentes externos como poluição (sonora, visual, do ar, da água e dos alimentos), posturas físicas incorretas, alimentação inadequada e excesso de exposição a ondas eletromagnéticas emitidas por aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos em geral. Também agentes internos como medo, angústia, ansiedade, tristeza, estresse e depressão causam desequilíbrios energéticos.
O cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe, em 1810 estabeleceu o aspecto fisiológico das cores e o conceito de cores primárias e secundárias, em seu livro "A Teoria das Cores” Suas pesquisas duraram cerca de 40 anos. Ele descobriu que o vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul acalma, o amarelo provoca sensações de alegria, e o verde é repousante. A intensidade dos efeitos depende da intensidade das cores. Goethe era um pintor e seu interesse na forma em que realmente vemos e experienciamos a cor estimulou os teóricos e os artistas posteriores. Em suas observações descreveu os efeitos do ”positivo” e “negativo” da cor sobre a mente.
A importância da cromoterapia se torna essencial atualmente em nosso dia a dia. A cromoterapia age diretamente em nosso corpo pela emissão de ondas eletromagnéticas visíveis (luz) de diversas frequências (cores) que modificam o estado de nossas células, restabelecendo o equilíbrio perdido. Quando estamos equilibrados temos como resultado o melhor funcionamento de nosso corpo, mais disposição, alegria, saúde e bem estar.
Alguns Benefícios
